quarta-feira, 27 de abril de 2011

Música Clássica e sua importância

Os cientistas há décadas vêm tentando entender como a música afeta as crianças. Estes estudos têm focado principalmente na associação entre música e aprendizagem. Uma das teorias mais conhecidas ligando a música,  aprendizagem do efeito Mozart, que foi proposto pela primeira vez no início de 1990. No estudo que levou ao surgimento desta teoria, os investigadores submeteram estudantes universitários para os segmentos de 10 minutos ao longo da música de Mozart e, em seguida, testou o raciocínio espacial dos alunos (raciocínio verbal) imediatamente depois.  Eles descobriram que os estudantes que tinham ouvido Mozart tiveram um desempenho significativamente melhor nos testes espaciais que os estudantes expostos a sons de “relaxamento” ou ao silêncio. A efeito da teoria Mozart, que foi de imediato popularizada pela mídia, tornou-se profundamente incompreendido em termos dos efeitos da música sobre as crianças. Poucas pessoas questionaram a afirmação exagerada que ouvir Mozart levaria a filhos inteligentes, apesar do fato de que o estudo não foi realizado em crianças pequenas, mas em adultos em idade universitária, e que as melhorias cognitivas observadas aplicam apenas ao raciocínio espacial. Além disso, estas melhorias foram temporárias, durando apenas um curto período de tempo e ocorrem apenas imediatamente após ouvir a música. Ainda assim, a ideia de que ouvir Mozart, ou a música clássica em geral, pode melhorar a cognição é difícil de ignorar.

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