terça-feira, 31 de maio de 2011

" Ouvir música libera hormônio associado a prazer proporcionado por drogas e sexo . "

 " Música provoca mudanças na condutividade da pele, frequência cardíaca, respiração e temperatura, correlacionados ao prazer  "


" Centistas descobriram que a agradável experiência de ouvir música libera dopamina, um neurotransmissor importante no cérebro, proporcionando recompensas de prazeres mais tangíveis, como as associadas aos alimentos, drogas e sexo.
No estudo conduzido pelo Instituto Neurológico de Montreal e do Hospital Neuro na Universidade McGill, no Canadá, a equipe explicou que a liberação de dopamina pode ser medida a partir dos calafrios em resposta à música. Mudanças na condutividade da pele, frequência cardíaca, respiração e temperatura, que foram correlacionados com avaliações prazerosas da música.
Os calafrios são um pico marcador bem estabelecido de respostas emocionais à música. Uma nova combinação de PET e técnicas de imagiologia do cérebro revelou uma maior liberação de dopamina ao ouvir música neutra para o prazer e que os níveis de liberação são correlacionados com as extensões de excitação emocional e avaliações prazerosas.
A dopamina é conhecida por desempenhar um papel crucial no estabelecimento e manutenção do comportamento.
"Essas descobertas neuroquímicas provam que as respostas emocionais intensas à música envolvem circuitos de recompensa antigas do cérebro", diz o doutor Robert Zatorre, neurocientista da Neuro. "Para nosso conhecimento, esta é a primeira demonstração de recompensas abstratas, tais como a música, podem levar a liberação de dopamina".
"A música é única no sentido em que podemos medir todas as fases de recompensa em tempo real, ela se moveu do neutro na linha de base até ao pico do prazer", diz a líder do estudo Valorie Salimpoor. "Geralmente, é um grande desafio examinar a atividade da dopamina durante as duas antecipações e na fase de consumo de uma recompensa".
Este estudo inovador, utilizando uma nova combinação de técnicas de imagiologia, revela a experiência de antecipação e de prazer de ouvir a versão da música indutora de dopamina. O estudo mostrou que dois circuitos cerebrais diferentes estão envolvidos na expectativa e experiência. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário