terça-feira, 31 de maio de 2011

Usos da música

A música foi usada com diferentes propósitos durante o curso da história humana. Uma função era aliviar a monotonia do trabalho pela sincronização dos movimentos dos trabalhadores. De fato, muitas canções folclóricas originaram-se desta maneira. Isto é especialmente verdadeiro com relação aos Negro Spirituals, que traçam suas origens às canções de trabalho dos afro-americanos que estavam em escravidão. Testes conduzidos em locais de trabalho mostraram que a menos que a música seja ajustada ao ambiente particular e ao tipo de trabalho, a precisão e exatidão são prejudicados.
Na União Soviética, um instituto para estudos médicos e biológicos informou os resultados de testes mostrando que o ritmo e o tempo da música tiverem um impacto imenso no organismo humano. “Música especialmente selecionada aumenta a capacidade de trabalho dos músculos. Concomitantemente, o tempo dos movimentos do trabalhador muda com a alteração do tempo musical. É como se a música determinasse um bom e rápido ritmo de movimento.”
O uso de música de fundo, nos ambientes de trabalho, com a finalidade de aumentar a produtividade, introduzido por uma empresa cujo nome é hoje um termo genérico, Muzak, tornou-se presente nos estabelecimentos públicos. Calcula-se que, diariamente, cerca de 60 milhões de pessoas no mundo todo escutam à música da Muzak. Acrescentemos a este número as pessoas que ouvem outras fontes sonoras como rádio ou música de fundo de outras companhias e veremos que muitos hoje vivem praticamente imersos em som .

Nenhum comentário:

Postar um comentário